quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

2010 - Ano da Colheita


“Damos-te graças, ó Deus, damos-te graças, pois perto está o teu nome; todos falam dos teus feitos maravilhos.” (Sl 75:1)

Estamos no último dia de um ano, expectativas, sonhos e planos são feitos tendo em vista alcançar aquilo não foi possível e ir mais além naquilo que já foi alcançado. Deus tem proporcionado a nós momentos de intensas lutas e grandes vitórias, a Ele toda glória!

Ao romper o ano, possamos ter o coração agradecido a Deus por tudo que Ele tem feito e clamarmos por um tempo de colheita para o próximo ano! Foram semeadas diversas sementes ao longo de 2009 – louvorzão, teatro, colheitinha, almoço beneficente, jantar para os necessitados e evangelismo social com crianças. Em tudo isso, os olhos de Deus estiveram sobre nós nos ajudando, capacitando e fortalecendo para que tudo fosse feito da mais perfeita forma.

Servimos a um Deus que é galardoador daqueles que O buscam e creiam que Nele nada do que foi feito foi em vão e Ele há de abrir as janelas dos céus sobre a vida de cada um de forma sobrenatural!

Damos graças ao Pai por mais um ano que se passou. Que a mão de Deus esteja sobre nossas vidas em 2010; ano de conquista para cada um!

(Lucas Tognolo, 31/12/2009)

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Feliz Ano Novo - Sal da Terra


“Como é feliz aquele que se interesse pelo pobre! (...)” (Sl 41:1a)

Ao longo de 2009 vivenciamos um tempo de conquistas no grupo, ministério ou família Sal da Terra. Alguns saíram, mas muitos chegaram, de modo que o grupo esteve suprido de uma sinergia tal que a Obra não parou em momento algum. Pudemos ver ao longo de cada atividade, crianças sendo alimentadas espiritualmente pelo Pão da Vida e sendo encorajadas a serem diferenciais no ambiente onde elas convivem, e eu creio que elas foram e continuam sendo verdadeiros sal da terra, pois a Palavra foi semeada em solo fértil!

No Salmo 41, Davi descreve algumas coisas naturais na vida daqueles que se interessam pela classe menos favorecida da sociedade – Deus no dará livramento em tempos de adversidade e nos fará felizes nessa terra!
Deus tem o controle de todas as coisas e não deixa que nenhum fio de cabelo caia sem a Sua permissão. Tudo que temos vivido até o presente momento tem o toque do Senhor e aquilo que ainda não aconteceu, acontecerá! A vontade de Deus é de que tenhamos vida em abundância e aquilo que em 2009 nos foi motivo de tristeza por não ter acontecido; em 2010 será motivo de alegria, pois são felizes aqueles que se interessam pelo pobre, quanto mais pelos pequeninos necessitados!

Que possamos trazer à memória as palavras de Jesus em Marcos 10:14: “Deixai vir a mim os pequeninos, não os embaraceis, porque dos tais é o Reino de Deus.”

Deus tem um tempo de bênção para cada um de nós nesse próximo ano; vale muito a pena fazer a Obra dEle ajudando os mais necessitados de nossa cidade!

Ótimo final de ano e um Feliz 2010 para todos!

(Lucas Tognolo, 28Dez2009)

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Feliz Natal!


“Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.” (Pv 4:23)

Nesta época do ano ficamos sensibilizados em ajudar o necessitado de diversas formas; dando alimento aos pobres, carinho e conforto aos desamparados e uma palavra de gratidão àqueles que nos fizeram o bem ao longo do ano. Porém, muitas vezes, não paramos para nos ajudar!

O texto bíblico de Joel 2:12,14 nos ensina que devemos rasgar o nosso coração. Isto implica em renúncia do eu, derramar diante de Deus e nos abrirmos para Ele; em outras palavras, voltarmos para Cristo! Natal é tempo de nascimento, como está escrito em Isaías 9:6: “Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E Ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.”
Jesus nasceu afim de dar nova esperança para o mundo em trevas, pois Ele é a Luz! Algumas características de Deus mencionadas no texto de Joel é que Ele é Justo, Compassivo, Muito Paciente e cheio de Amor; dentre essas, destaco o Amor. Por Deus ser cheio de Amor nos deu Jesus para viver como homem aqui na terra. E por viver como homem, sabe o que é sofrer, passar dor, sede e fome assim como nós.
Natal é tempo de lembrar o Amor que Deus teve por nós através de Jesus e rasgar o nosso coração a Ele, nos abrindo e recebendo o menino Jesus em nossos corações. Ao entrar em nossa vida, o profeta Joel conclui que Ele nos deixará um presente, uma benção! E o que podemos dar a Jesus em troca? A nossa gratidão!
Como uma música que diz: "Te agradeço por me libertar e salvar, por ter morrido em meio lugar te agradeço; Jesus, te agradeço!"

Feliz Natal a todos vocês e que a Luz do Senhor Jesus brilhe em seus corações!

(Lucas Tognolo, 24/12/09)

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009


“Criou Deus o homem à sua imagem, a imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” (Gênesis 1:27)

Hoje gostaria de compartilhar com vocês uma breve palavra sobre quem somos nós, de onde vimos e para onde vamos.

Ao estudarmos o contexto da criação aprendemos que Deus criou o mundo em seis dias e colocou tudo que nele há de uma forma perfeita. No sexto dia, criou o homem e a mulher e descansou no sétimo dia. Tudo parecia bom até que o homem e a mulher comeram do fruto proibido, desagradando ao coração de Deus. Deus, justo e compassivo, resolve não acabar com a obra de suas mãos e dá ao homem nova chance, fazendo-lhe uma promessa: o envio de um messias que salvaria toda espécie humana de sua condição. Passadas quarenta e duas gerações (Mateus 1:17 – “Assim ao todo catorze gerações de Abraão a Davi, catorze de Davi até o exílio na Babilônia, e catorze do exílio até Cristo.”), o messias nasceu, prova da fidelidade de Deus em suas promessas!

Nós todos somos frutos da criação, escolhidos por Deus para governar sobre toda espécie animal: os peixes do mar, as aves do céu, grandes e pequenos animais. Estávamos fadados à morte devido ao pecado cometido no Éden (Romanos 6:23 – “Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.”), porém Deus se entregou por cada um de nós através da pessoa de Jesus Cristo para que tivéssemos vida! (João 10:10 – “O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente.”)

O nascimento do messias, Jesus Cristo, o filho de Deus é comemorado durante a época do natal. Jesus nasceu não apenas para os judeus, mas nasceu para os gentios também. E nasce continuamente em cada coração que deseja recebe-Lo, conforme esta escrito em Lucas 9:48 – “Então lhes disse: “Quem recebe esta criança em meu nome, está me recebendo; e quem me recebe, está recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que entre vocês for o menor, este será o maior.”

Jesus nasceu para morrer em nosso lugar e na medida em que O recebemos em nosso coração, Ele passa a fazer parte de nossa vida e nos aceita como filhos, escrevendo o nosso nome no Livro da Vida. (Apocalipse 20:12 – “Vi também os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono, e livros foram abertos. Outro livro também foi aberto, o livro da vida. Os mortos foram julgados de acordo com o que tinham feito, segundo o que estava registrado nos livros.”)

Após morrer por nós, Jesus ressuscitou e voltou para os braços do Pai e deixou um convite a todos quanto O receberem para um dia estarem com Ele no Paraíso também, basta para isso crermos que Jesus é o messias que veio para nos salvar do pecado e abrirmos a porta do nosso coração para que Ele faça morada em nossa vida. Que ao comemorarmos o Natal, nascimento de Jesus, possamos trazer à memória essa grande dádiva de Deus para todos e, orar para que aqueles que ainda não O receberam, possam fazer enquanto ainda é dia!

Deus abençoe a todos!

(Lucas Tognolo, 16Dez09)

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Há Esperança!


Boa tarde meus queridos, durante meu devocional de hoje, o Espírito do Senhor me trouxe ao coração uma breve palavra que gostaria de compartilhar-la com vocês. Estava meditando nas palavras do livro de Zacarias 9:9, 13 e pude notar algumas características de Deus interessantíssimas.

Nos dois primeiros versículos, o profeta Zacarias nos relata quatro delas: Deus é Justo, Vitorioso, Humilde e Pacificador. Pela Sua Justiça, Deus não se esquece da Sua Aliança que um dia fez conosco lá no Alto do Calvário e diz que nos libertaria de um poço sem água (9:11). Podemos passar por situações difíceis, como a quebra de um relacionamento, a perda de um emprego ou uma dor muito grande causada por doenças, mortes ou quaisquer outras dificuldades; Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que não se cumpra o que Ele nos prometeu – libertação! Quaisquer situações desagradáveis, “poços sem água”, são passageiras e Deus promete nos libertar de todas elas.

Outro ponto que me chamou a atenção no texto lido é de que podemos estar privados de toda esperança devido a uma resposta que não chega ou um problema que não vemos solução, ou ainda, algo que outrora tínhamos e fora perdido; Deus nos promete restaurar tudo em dobro! (9:12) Há esperança para nós porque Cristo veio ao mundo morrer por nossas vidas e ressuscitou dentre os mortos, e porque Ele ressuscitou,podemos crer que dias melhores virão. Deus só nos pede uma coisa apenas: voltar nossas vidas para a nossa fortaleza (9:12), e a nossa fortaleza é o Senhor Jesus!

Devido a isso, Cristo vem até nós para nos trazer toda esperança que se perdeu, devemos nos alegrar e exultar ao Rei dos reis, porque Ele é Justo, Vitorioso, Humilde e Pacificador! Glória, pois a Ele, eternamente.

Deus abençoe a todos.

(Lucas Tognolo, 23/09/2009)

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Vencendo Gigantes


“Você não tem condições de lutar contra esse filisteu; você é apenas um rapaz, ele é um guerreiro desde a mocidade.” (I Sm 17:33)


Quantos de nós já não ouvimos palavras com as proferidas por Saul a Davi? Saul tinha um obstáculo a sua frente e ninguém do seu batalhão tinha se mostrado habilitado para enfrentá-lo, nem ele próprio! Davi, ainda rapaz e pastor de ovelhas, se apresenta ao Rei e pede a ele uma oportunidade para que pudesse mostrar que poderia desafiar aquele filisteu que afrontava o nome de Deus. Bastou uma pedrinha para que Davi vencesse o gigante.

Que pedrinha foi utilizada por Davi para vencer o gigante?

Obediência
Antes de ir ao campo de batalha, Davi havia recebido uma ordem de seu pai para que levasse mantimento aos seus irmãos. E, conforme lemos em I Samuel 17:20, levanta-se de madrugada, deixa o seu rebanho com outro pastor e parte, conforme tinha sido ordenado. Se tão somente ouvirmos a voz de Deus e a obedecermos, a vitória será certa sobre quaisquer gigantes que tivermos de enfrentar.

Coragem
Davi foi até o campo de batalha levar mantimentos para os seus irmãos, ouviu a história sobre o gigante que afrontava o exército do Deus vivo e demonstrou certa indignação com aquela situação. Saul ao ouvir as palavras de Davi, pede para que o chamasse até ele e então Davi lhe diz, conforme II Samuel 17:32: “Ninguém deve ficar com o coração abatido por causa desse filisteu, teu servo irá e lutará com ele.” Davi demonstrou coragem para lutar com o gigante.

Força
Davi era um rapaz cheio de força e disposição para encarar o que viesse a sua frente. Certa vez teve que enfrentar um leão e um urso para livrar as suas ovelhas da morte. Cria que o mesmo Deus que o fez forte para encarar um leão e um urso, iria dar forças para que ele encarasse o gigante.


Davi tinha fé em um Deus que pode todas as coisas. Ele sabia que o gigante ameaçava o nome do Senhor e foi contra ele na certeza de que Deus o entregaria em suas mãos. Se tivermos fé do tamanho de um grão de mostarda seremos capazes de mover montes!

Antes de Jesus subir aos céus, após Sua ressurreição, Ele nos deixou um recado que ecoa através dos séculos: “Eis que estarei convosco até o fim dos tempos.” Se Cristo prometeu, Ele cumprirá cada uma dessas palavras! No Senhor, temos garantida toda segurança para passarmos por desertos e mares agitados; se mil caírem ao nosso lado e dez mil a nossa direita, Ele não deixará que sejamos abalados! Deus é fiel.

(Lucas Tognolo, 15/10/09)

sexta-feira, 18 de setembro de 2009



“E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou Seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que Ele nos concedeu.”
(Rm 5:5)

Quando Deus criou o mundo e tudo que nele há, o fez da mais perfeita maneira, céus e terra foram criados e tudo o que neles existem para manifestação da glória de Deus, havia plena comunhão entre Deus e o homem.

Porém um dia, a espécie humana pecou e a comunhão que existia foi interrompida pelo que chamamos de pecado. Deus, pela Sua infinita misericórdia, prometeu que um dia enviaria o Seu filho unigênito para que, por meio do sacrifício Dele, a humanidade fosse novamente reconciliada.

Passaram-se muitas gerações até que viesse ao mundo o Messias, o Filho unigênito de Deus, para que vivendo humildemente entre os homens, fosse condenado injustamente à morte de Cruz! Cristo morreu pelos pecados de todos (justos e injustos) e ressuscitou após três dias dando nova esperança para a humanidade caída.

O sacrifício que nos traz a paz estava sobre Ele e, pelas Suas feridas, fomos curados! Deus pagou um Alto preço, não foi ouro e nem foi prata, mas foi o precioso sangue de Seu filho que lá no alto do Calvário verteu por amor a todos nós.

Após subir aos céus novamente, Deus prometeu que nunca nos abandonaria em quaisquer situações que passássemos, e essa promessa é cumprida com o derramamento do Espírito Santo que faz nossos corações transbordar de amor e alegria. Não importam às circunstâncias, o Espírito Santo da promessa nos enche com o Seu amor, e por isso nos alegramos na esperança de um amanhã melhor!

Se hoje passamos pelo deserto, temos paz com Deus de que chegaremos a Terra Prometida, onde manda leite e mel. Glória, pois a Ele, eternamente!

Um ótimo dia a todos e que o Amor de Deus encha os vossos corações!

(Lucas Tognolo, 18/09/2009)


terça-feira, 15 de setembro de 2009


"Mas eu sou como a oliveira verde na casa de Deus; confio na misericórdia de Deus para sempre, eternamente. Para sempre te louvarei, porque tu o fizeste, e esperarei no teu nome, porque é bom diante de teus santos."
(Salmos 52:8,9)

Este Salmo exalta uma característica de Deus importantíssima que é a Sua bondade (52:9) e porela existir, aprende-se três características que devem nortear a vida de um cristão (52:8,9) - Confiança na misericórida de Deus, Agradecê-Lo por tudo que tem feito por nossas vidas e Esperança no nome dEle! Não importa o que estejamos vivenciando, Deus é sempre bom e pensa em nós a cada momento; Ele tem o momento determinado para dar-nos o fim de que desejamos, para isso, basta confiarmos nEle, agradecê-Lo e Esperar esse tempo que Ele tem para nos abençoar. Buscai primeiro o Reino de Deus e a Sua justiça, e as demais coisas vos serão acrescentadas!


Um ótimo dia a todos e que Deus os abençoe!

(Lucas Tognolo, 15/09/2009)

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Os 4:1


“(...) A Fidelidade e o Amor desapareceram desta terra, como também o conhecimento de Deus.”
(Os 4:1b)


Nos dias de hoje ouvimos notícias diversas sobre mentiras, assassinatos, roubo e mais roubo, adultério e mais adultério e toda sorte de maldade. O povo tem ultrapassado os limites! Do mesmo modo que a nação israelita fora alertada por Deus, hoje somos alertados da mesma forma – Precisamos buscar o conhecimento de Deus!

Como é que podemos manter nossa conduta firme e inabalável frente a tanta iniqüidade, a um mundo onde a maldade atinge patamares altos? O povo encontra-se ilimitado: tem acesso a quaisquer iguarias oferecidas pelo mundo e vive momentos nos quais precisa se cuidar para manter-se em pé! Se o mundo jaz do maligno, a primeira coisa que precisamos praticar é sermos simples como as pombas e prudentes como as serpentes (Mt 10:16), em outras palavras, cuidado com as pessoas e a situações à nossa volta – só há Um digno de plena confiança, o Senhor Jesus! Deus é a minha salvação, terei confiança e não temerei (Is 12:2a)

A ninguém cabe a nós discutir ou proferir acusações, somente ao Senhor, nosso Deus. Porém, o profeta nos afirma com clareza, quanto à nação israelita, que eles estavam sendo destruídos pela falta de conhecimento. Salomão ao ser ungido Rei poderia ter pedido a Deus muitas coisas, dentre todas, pediu a Ele conhecimento – pois sabia das necessidades que teria frente à Nação de Israel. Precisamos de conhecimento de Deus a fim de aprender a sabedoria e o ensino, entender as palavras de inteligência, obter o ensino do bom proceder, a justiça, o juízo e a equidade, para dar aos simples prudência e aos jovens, conhecimento e bom siso (Pv 1:3,4)

Meus amigos, ao lermos a Bíblia é que aprenderemos e adquiriremos todo conhecimento que vem de Deus – NEla observamos que nos dias em que vivemos e ouvimos falar de tantas maldades sendo proliferadas, que o amor de muitos se esfriaria , e que em meio a tanta maldade, lemos palavras de conforto de Jesus dizendo: Aquele que perseverar até o fim, será salvo (Mt 24:13) e também uma incumbência – pregar o Evangelho a todo mundo, para testemunho a todas as nações (Mt 24:14) – para que, então, Ele volte em grande glória para resgatar os Seus (os que perseverarem) e reinar sobre tudo e todos!

Que possamos ter firmes em nossos corações que toda boa dádiva e todo dom perfeito vem do Alto (Tg 1:17). Se quisermos obter mais conhecimento, basta pedirmos ao Pai que está nos céus que Ele prontamente nos atenderá - precisamos desse conhecimento para não deixar nosso Amor e Fidelidade se esfriar, perseverarmos até o fim e pregar o Evangelho de Jesus ao mundo todo! Deus abençoe vocês.

(Lucas Tognolo, 04/09/2009)

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Cansaço


Bom dia,
A Paz!

Em dias como os que vivemos somos atacados por situações que nos tiram noites de sono e enchem a nossa mente das mais diversas preocupações, chegando, muitas vezes, a fazer-nos desanimar frente a todas elas. Nessas horas é que precisamos colocar em prática tudo aquilo que ouvimos e aprendemos acerca de tão grande amor: o Amor de Deus por nós! O Amor que não mede sacrifícios e não poupa benefícios, eterno e sem fim. Há momentos que na vida pensamos em olhar pra trás, sim, é verdade! Mas é preciso pedir ajuda do Alto para poder continuar, clamarmos o nome o Nome 1ue está acima de todo Nome: O Nome de Jesus - Ele nos ajuda a carregar a Cruz! E disse Jesus certa vez: "Vinde a Mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados que Eu vos aliviarei."

Deus te abençoe.
E Não Se Esqueça de que Jesus Ama Você!!!

Abraços,
Lucas Tognolo

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Nosso trabalho


“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis, e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.”

(I Coríntios 15:58)

Bom dia queridos irmãos e irmãs que me lêem hoje. A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo. Ao longo dessa semana me veio à mente boas lembranças de tudo quanto tenho vivido de um ano pra cá. Muita coisa tem acontecido, muita coisa tem mudado. E ao relembrar tudo que tem me ocorrido, só posso dizer assim como Paulo, que Nele meu trabalho não é vão.

Todos os dias, nós passamos por transformações. Sejam elas no nosso trabalho, escola, faculdade, enfim; estamos sempre vivendo um ciclo de mudanças ao longo da caminha da vida. Desde a infância até a velhice passamos por momentos de mudança – nossa turma de convivência, nossas conversas e nossas atitudes passam por mudanças. Mas amigos, embora o tempo possa passar; há algo em nós que continua constante: o Amor de Deus! Deus não muda jamais. Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente.

Paulo nos ensina na carta aos Coríntios algumas coisas que ao passar dos anos, devem sempre estar sendo posta em prática nas nossas vidas. São elas:

A - Precisamos estar sempre firmes;

Na Bíblia está escrito que no mundo teríamos aflições, podem ser causadas por diversos motivos, tais como: a perda de um emprego, a quebra de um relacionamento ou até mesmo a perda de alguém que amamos, dentre tantos motivos; mas que em meio a todas elas, deveríamos ter bom ânimo, pois Cristo venceu o mundo. E em Cristo, somos mais do que vencedores. Precisamos nos manter firmes!

B - Precisamos estar sempre inabaláveis;

Ao firmamos nossa casa sobre a Rocha Eterna, que é Cristo; podem vir tempestades e terremotos, que nenhum deles poderá nos abalar. E isso só é possível através da prática contínua da leitura da Palavra de Deus, oração e jejum. Precisamos manter nossa estrutura na Rocha Eterna – Jesus Cristo – e assim, ficarmos inabaláveis contra os ataques do nosso adversário.

C - Precisamos estar sempre abundantes na obra do Senhor.

Vivemos neste mundo com a única missão de espalhar a semente do Evangelho a toda criatura, o Espírito do Senhor nos ungiu para proclamar boas novas aos quebrantados de coração, curar os enfermos e libertar os cativos das prisões. Essa chama precisa estar sempre acesa em nossos corações! Sabemos que a ceara é grande e precisa de agricultores – precisamos estar sempre abundantes nesta obra, meus queridos! O sacrifício de nosso Deus foi para que tenhamos vida e a tenhamos em abundância para anunciarmos o Seu tão grande amor a todos quantos Ele colocar em nossos caminhos.

E tudo isso vale muito a pena, meus amigos; sabem por quê? Porque Nele, nosso trabalho não é vão! Cristo morreu por cada um de nós e ressuscitou, e porque Ele ressuscitou, podemos crer no amanhã – um amanhã melhor, vitorioso e glorioso. Há esperança para o caído, o ferido e o destruído, porque Cristo ressuscitou; e essa tem sido a razão de estarmos aqui hoje! Em Cristo, nosso trabalho não é vão. Vale muito a pena continuar com nossa jornada cristã. Deus abençoe a cada um de vocês.

Lucas Tognolo, 14/02/2009