sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Os 4:1


“(...) A Fidelidade e o Amor desapareceram desta terra, como também o conhecimento de Deus.”
(Os 4:1b)


Nos dias de hoje ouvimos notícias diversas sobre mentiras, assassinatos, roubo e mais roubo, adultério e mais adultério e toda sorte de maldade. O povo tem ultrapassado os limites! Do mesmo modo que a nação israelita fora alertada por Deus, hoje somos alertados da mesma forma – Precisamos buscar o conhecimento de Deus!

Como é que podemos manter nossa conduta firme e inabalável frente a tanta iniqüidade, a um mundo onde a maldade atinge patamares altos? O povo encontra-se ilimitado: tem acesso a quaisquer iguarias oferecidas pelo mundo e vive momentos nos quais precisa se cuidar para manter-se em pé! Se o mundo jaz do maligno, a primeira coisa que precisamos praticar é sermos simples como as pombas e prudentes como as serpentes (Mt 10:16), em outras palavras, cuidado com as pessoas e a situações à nossa volta – só há Um digno de plena confiança, o Senhor Jesus! Deus é a minha salvação, terei confiança e não temerei (Is 12:2a)

A ninguém cabe a nós discutir ou proferir acusações, somente ao Senhor, nosso Deus. Porém, o profeta nos afirma com clareza, quanto à nação israelita, que eles estavam sendo destruídos pela falta de conhecimento. Salomão ao ser ungido Rei poderia ter pedido a Deus muitas coisas, dentre todas, pediu a Ele conhecimento – pois sabia das necessidades que teria frente à Nação de Israel. Precisamos de conhecimento de Deus a fim de aprender a sabedoria e o ensino, entender as palavras de inteligência, obter o ensino do bom proceder, a justiça, o juízo e a equidade, para dar aos simples prudência e aos jovens, conhecimento e bom siso (Pv 1:3,4)

Meus amigos, ao lermos a Bíblia é que aprenderemos e adquiriremos todo conhecimento que vem de Deus – NEla observamos que nos dias em que vivemos e ouvimos falar de tantas maldades sendo proliferadas, que o amor de muitos se esfriaria , e que em meio a tanta maldade, lemos palavras de conforto de Jesus dizendo: Aquele que perseverar até o fim, será salvo (Mt 24:13) e também uma incumbência – pregar o Evangelho a todo mundo, para testemunho a todas as nações (Mt 24:14) – para que, então, Ele volte em grande glória para resgatar os Seus (os que perseverarem) e reinar sobre tudo e todos!

Que possamos ter firmes em nossos corações que toda boa dádiva e todo dom perfeito vem do Alto (Tg 1:17). Se quisermos obter mais conhecimento, basta pedirmos ao Pai que está nos céus que Ele prontamente nos atenderá - precisamos desse conhecimento para não deixar nosso Amor e Fidelidade se esfriar, perseverarmos até o fim e pregar o Evangelho de Jesus ao mundo todo! Deus abençoe vocês.

(Lucas Tognolo, 04/09/2009)