segunda-feira, 24 de maio de 2010

Dia de Pentecostes


Neste dia de Pentecostes, estive meditando nas palavras que o profeta Isaías no trouxe em seu livro, capítulo 61, acerca do chamado de Deus para o Seu povo. Conforme ministrado ontem à noite na igreja em que congrego, precisamos pedir a Deus que nos cubra outra vez com a “nuvem de poder”, revestindo nossas vidas com autoridade para pregar, expulsar os demônios e curar os enfermos. Afinal, é esse o propósito do envio do Espírito (At 1:8) - Recebermos poder para sermos testemunhas de Deus até que Ele venha!
No texto de Isaías 61, o profeta enfatiza as quatro tarefas ou missões do povo de Deus, a baixo relacionadas:
Pregar as boas-novas aos quebrantados de coração – olhemos a nossa volta e vejamos quantas pessoas precisam ouvir algo bom, em dias onde cada vez mais se ouve a cerca de mortes, estupros, homossexualismo, traição, desemprego.
Curar os quebrantados de coração – não basta anunciarmos coisas boas, mas também curar as feridas deixadas por marcas desastrosas na vida das pessoas, e isso é feito mediante o Poder do Espírito Santo em nós.
Proclamar liberdade aos cativos – muitos são os que hoje se aprisionam pelo medo, angústias, se desesperam pelo que há de vir e por conta disso, se privam de uma vida harmoniosa.
Por em liberdade os algemados – anunciando a Verdade do Evangelho às pessoas, estamos proporcionando a elas uma vida livre e em abundância que só o Senhor Jesus pode dar, conforme está escrito: “Conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará”.
Porém o profeta, no versículo cinco, chama a atenção para os dias de adversidade que virão sobre todos nós, lutas e dores. Cada um que deseja viver uma vida conforme Deus se agrada está sujeito a lutas – “Muitas são as aflições de um justo (...)”. Sobretudo devemos tomar cuidado com as pessoas que se apresentam a nós para apascentar os nossos rebanhos, pois elas podem nos trazer algumas dificuldades - "Maldito o homem que confia no próprio homem".
Em meio a isso, só nos resta trazer a memória aquilo que nos dá esperança: o chamado de Deus para nossas vidas! Somos chamados para sermos sacerdotes e ministros dEle e uma vez que Ele nos chama, Ele é conosco todos os dias de nossas vidas.
Deus nos chama a uma vida de Santidade, pedindo que nos esvaziemos de nós mesmos para pregar a Sua Palavra e O seguirmos! As adversidades podem tentam roubar o nosso chamado, por isso, o profeta Isaías nos encoraja a trazer à mente constantemente os motivos pelos quais existimos, para permanecermos firmes e inabaláveis até o fim.
No versículo sete, lemos duas promessas de Deus para nossas vidas: No lugar da vergonha, por querermos ser "diferentes": sal da terra e luz do mundo, Ele nos promete dupla honra e no lugar da afronta, alegria na nossa herança. Por mais que venham lutas e dores, Deus nos promete alegria eterna na nossa terra, ou seja, no lugar onde estamos inseridos. Tudo passa, até os céus e a terra, menos a Palavra de Deus!
Os "desertos" são apenas um período de tempo necessário para a edificação pessoal. O povo judeu passou 40 anos andando pelo deserto para que chegassem a terra prometida, Jesus passou por 40 dias no deserto antes de cumprir Sua missão aqui na terra e tantos outros exemplos.
Por último, versículo dez, o profeta conclui dizendo que a alegria dele estava na sua salvação pessoal e na justiça de Deus. Ele não se preocupava com as coisas do presente, mas nas coisas do Alto! E assim, devemos nós também pensar nas coisas eternas e em ter o nosso nome escrito no Livro da Vida.
Que nesse dia de Pentecostes, possamos desejar mais uma vez a Nuvem de Poder sobre nossas vidas, encorajando-nos a uma vida Santa para cumprirmos nosso propósito aqui na terra e sermos fiéis a Ele até o fim!

Que Deus abençoe a todos!

(Lucas Tognolo, 24/05/10)