quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Guardar o Coração


Ao longo desses primeiros dias do novo ano estive pensando muito nas palavras proferidas por Salomão: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida (Pv 4:23)”. O que seria guardar o coração?

O coração humano é responsável pelo percurso do sangue bombeado através de todo o organismo, transportando oxigênio e nutrientes necessários às células que sustentam as atividades orgânicas. Além disso, está conectado ao sistema nervoso através de nervos simpáticos que podem diminuir toda a sua atividade e de nervos parassimpáticos que podem aumentar o seu batimento em caso de emergências.

Sendo um órgão de suma importância para a manutenção da vida, Salomão nos enfatiza que devemos, sobretudo, guardá-lo, e isso é feito mediante alguns passos importantes que devemos seguir para que tenhamos vida.

1º. Passo: Controlar a boca (4:24) – Não mentir e nem proferir mentiras contra o nosso próximo, visando a destruição dele. Jesus foi bem enfático quando disse que devemos amar ao nosso próximo como a nós mesmo, mesmo se esse próximo for nosso maior inimigo. Antes seja o nosso sim, sim e o nosso não, não!

2º. Passo: Controlar os olhos (4:25) – Em uma pós-modernidade onde tudo nos é acessível, tomemos cuidado de manter os nossos olhos voltados para as coisas do Alto que são incorruptíveis e não para as terrenas que são destrutíveis!

3º. Passo: Controlar os pés (4:26,27) – Só há um caminho pelo qual devemos andar e esse caminho é estreito, mas se formos fiéis até o fim, nos será dado o direito de comer da Árvore da Vida! A Palavra de Deus nos afirma que muitas são as aflições de um justo, mas uma vez que decidimos andar com Jesus (Único caminho), Ele nos livraria de todas.

Havia uma música cantada em meu tempo de ebf que dizia: “Cuidado olho, boca, mão e pé; Papai do Céu está olhando pra você, cuidado olho, boca, mão e pé”. Guardemos o nosso coração de todo mal e o Senhor terá dias de bênçãos para nossas vidas!

Deus abençoe a todos!

(Lucas Tognolo, 06/01/2010)