terça-feira, 12 de agosto de 2008

Vale de trevas e de morte!


“Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e de morte, não temerei mal algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem.”

(Salmos 23:4)

Hoje gostaria de compartilhar com vocês algo que Deus tem falado ao meu coração desde o último final de semana, em virtude de eu ter tido o conhecimento de pessoas, amigos e amigas, que se encontram em vales profundos de trevas e de até mesmo de morte. Quantos de nós estamos hoje assim também? Meu amado, hoje minha oração é que Deus possa falar ao coração de vocês e que o Espírito Santo possa te consolar e te ajudar a sair deste marasmo espiritual em que vives.

Mais uma vez trago a tona um Salmo escrito por Davi – o homem segundo o coração de Deus – Davi também passou por um vale de trevas e de morte. No contexto deste Salmo, Davi vivia um momento de desconforto familiar grande (e doloroso!). O Rei Davi que vivia momentos de glórias em seu reinado, passa a presenciar então crises domésticas diversas: Amnom, seu filho, comete incesto com Tamar, sua filha; Absalão, seu outro filho, mata Amnom; Absalão tenta roubar o seu trono em Israel; Absalão é morto por seu exército. E, em meio a tudo isso, Davi nos escreve: “Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e de morte (e que vale!), não temerei mal algum”. Será que você também poderia dizer o mesmo que Davi, meu amado? Mesmo quando as circunstâncias à sua volta forem desfavoráveis, desconfortáveis e até mesmo, de morte; será que você diria, assim como Davi, não temerei mal algum?

Davi tinha a plena certeza e convicção de uma única coisa que também nós precisamos ter quando estivermos passando por um vale profundo: Tu estarás comigo! Ele tinha convicção de que não estava abandonado no vale de trevas e de morte, pois com ele estava o Senhor. O próprio Davi nos escreve no primeiro versículo deste Salmo: “O Senhor é o meu pastor (...)”; ora, se Deus é o teu pastor de que temer então? O bom pastor é aquele que cuida das ovelhas – quando alguma se perde, ele sai ao encontro da que se perdeu até encontrá-la e trazê-la de volta ao aprisco – Jesus é este bom pastor, alguém que se importa comigo e contigo, que quer te ajudar e te trazer de volta de teu sofrimento a um lugar onde há felicidade. Jesus mesmo nos diz em João 10:11 – “Eu sou o Bom Pastor. O Bom Pastor dá a vida pelas ovelhas.” E em João 10:14, Ele complementa – “Eu sou o Bom Pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim.” Jesus te conhece pelo nome, meu amado, Ele sabe da tua dor e do teu sofrimento – de tudo Ele tem conhecimento a teu respeito e Ele dá a vida por ti, assim como já fez na cruz, para que todos os seus sofrimentos se vão. Louvado seja o Seu nome!

Por fim, Davi termina esta oração dizendo: “a tua vara e o teu cajado me protegem”. Você está debaixo da proteção do Deus Todo-Poderoso. O Deus que se manifesta em forma de paz, esperança e consolo a todos que estão abatidos e amargurados. Mas, Ele nos pede o mesmo que pediu a Abraão quando este tinha a idade 99 anos (Gênesis 17:1) – “(...) Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presença, e sê perfeito.” Se andarmos na presença de Deus constantemente e sermos perfeitos, vivermos em santidade – Ele se apresenta como o Todo-Poderoso para nos proteger e livrar todas as nossas dores. Afinal, Jesus mesmo nos disse: (Mateus 11:28) - Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados porque eu vos aliviarei.” Deus te abençoe e te console!

(Lucas Tognolo, 12/08/2008)