segunda-feira, 11 de agosto de 2008

E, Eu Senhor, que espero?


“Sim cada um vai e volta como a sombra. Em vão se agita, amontoando riqueza sem saber quem ficará com ela. Mas agora, Senhor, que hei de Esperar? Minha esperança está em ti.”

(Salmos 39: 6,7)

Este foi um salmo escrito por Davi em um momento que o grande Rei de Israel passava por um momento intenso de depressão, desejando-lhe até mesmo o fim da sua vida. E nestes dois versículos destacados, Davi conclui que cada um de nós viemos ao mundo e um dia voltaremos ao Pai como uma sombra.

No versículo quarenta e dois deste Salmo, Davi escreve ao Senhor: Ouve a minha oração, Senhor; escuta o meu grito de socorro; não sejas indiferente ao meu lamento. Pois sou para ti estrangeiro, como foram todos os meus antepassados.”

Será esta a tua oração também, meu amado?

Todos nós, assim como o Rei Davi, passamos e vivemos momentos de dores e perdas! Todos nós estamos sujeitos a momentos depressivos, clamando a Deus em alta voz: Ouve a minha oração, Senhor!” Mas que bom é saber que o nosso Deus não nos abandona jamais, Ele olha o estado em que nos encontramos e vem até nós com o Seu olhar de graça e misericórdia. Ele nos fala de uma forma pessoal aos nossos corações.

O apóstolo Paulo, também viveu momentos de grande luta consigo mesmo - uma luta contra um espinho na carne, um mensageiro de Satanás que o esbofeteava diariamente – e pedia a Deus que o livrasse daquele sofrimento, daquela dor. Mas Deus o diz: “Minha graça te basta!” A graça dEle em nós representa como uma cobertura de caramelo que é sobreposta a uma maçã e a envolve por completo, dando novo sabor àquela maçã. Assim é conosco também, Deus nos olha em nosso estado atribulado e nos envolve com Sua graça, dando-nos um sabor novo para vivermos!

O Senhor já nos disse certa vez através do profeta Jeremias em Jeremias 33:3 – “Invoca-me, e te responderei: anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas que não sabes.” Nosso Deus nos fala de forma imperativa: Invoca-me – E Ele garante àqueles que cumprirem este pedido: “te responderei”. Nosso Deus, conforme lemos em Números 23:19 – “Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo Ele prometido não o fará?”. E o melhor, Ele nos garante que depois de responder nossas súplicas, Ele faria coisas grandes e ocultas acontecerem em nossas vidas! Louvado seja o nome do Senhor!

Davi, depois de fazer a sua oração a Deus clamando para que Ele ouvisse o seu grito de socorro, nos diz em Salmos 40:1 – “Esperei confiantemente pelo Senhor; Ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro.” Meu amado, assim como Davi, você precisa também confiar no poder que há na oração feita ao nosso Deus – Davi confiou que Deus o ouviria e esperou confiantemente, crendo que a resposta chegaria. Gosto de uma canção da Alda Célia que diz: “Eu creio no poder dos joelhos que se dobram, Eu creio no poder da oração. Eu creio no poder das mãos que se levantam. Eu creio no poder da oração. Vou levar meus problemas pra Deus, entregar meus problemas pra Deus, Abençoar minha família, minha casa, meus irmãos, Pois eu creio no poder da oração.” Precisamos crer que ao orarmos, Deus nos ouvirá e responderá nossas orações (afinal, é promessa dEle para nós em Jeremias 33:3!).

Como conseqüência da espera de Davi, ele mesmo nos relata em Salmos 40:3 – “E me pôs nos lábios um novo cântico, um hino de louvor ao nosso Deus; muitos verão estas cousas, temerão e confiarão no Senhor.” Quando o seu pedido for atendido pelo Senhor, um novo cântico surgirá em seus lábios – um cântico de agradecimento por tudo o que Ele tem feito por ti, com um velho hino que diz: “Conta as bênçãos, conta-as de uma vez e verás surpreso o quanto Deus já fez.” As pessoas a sua volta verão o que Deus faz e fará através de sua dor, temerão e passarão a confiar no Senhor também! Toda a luta é passageira. Passam os céus, passa a terra, mas não passa a Palavra de Deus! Que hoje nosso Deus te abençoe e te conforte em meio à tua dor, no final, Ele porá um cântico novo em teus lábios! Amém.

(Lucas Tognolo, 11/08/2008)