quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Lembra-te do Teu Criador!


“LEMBRA-TE do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer.”

(Eclesiastes 12:1)

Meus amados, nesta manhã de quarta-feira, o Senhor tem muito me falado ao coração através das palavras de Salomão – o Pregador, filho de Davi, rei de Jerusalém, conhecido por todos por sua imensa sabedoria. Salomão começa a escrever o livro de Eclesiastes nos dizendo que TUDO é vaidade! Vaidade de Vaidades. Que proveito tem o homem de todo seu trabalho, com que se afadiga debaixo do sol? Ele mesmo nos diz que todo trabalho debaixo do sol, até mesmo toda a sabedoria adquirida por ele mesmo; é correr atrás do vento, pois ao longo da sua trajetória de vida, ele conclui que na muita sabedoria há muito enfado; e quem aumenta ciência, aumenta tristeza. Em Eclesiastes 2:16, Salomão chega a conclusão de que TODOS nós no futuro teremos o mesmo fim, sejamos nós sábios ou tolos - “Nem o sábio, nem o tolo serão lembrados para sempre; nos dias futuros ambos serão esquecidos. Como pode o sábio morrer como o tolo morre?”

Após várias análises de todo seu esforço como rei, Salomão nos escreve em Eclesiastes 2:24-26:

“Nada há melhor para o homem do que comer, beber e fazer que a sua alma goze o bem de seu trabalho. No entanto isto vem da mão de Deus, pois, separado deste, quem pode comer, ou quem pode alegrar-se? Porque Deus dá a sabedoria, conhecimento e prazer ao homem que lhe agrada; mas ao pecador dá trabalho, para que ele ajunte e amonte, a fim de dar àquele que agrada a Deus. Também isto é vaidade e correr atrás do vento.”

Meus amigos, para toda e qualquer coisa que façamos ou pensemos em fazer, Deus tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu. Quer seja no comer, no beber ou em qualquer coisa, tudo vem da mão de Deus e não da nossa. É em Deus e por Deus que conseguimos tudo que temos e conseguiremos tudo que sonhamos. No final das nossas vidas, Salomão mesmo disse em Eclesiastes 3:20 – “TODOS vão para o mesmo lugar; todos procedem do pó, e ao pó tornarão.” – todos iremos para o mesmo lugar. De que adianta então, nos preocuparmos apenas com as coisas deste mundo – estudar, trabalhar e adquirir bens, meus queridos? Na incansável busca pela satisfação do EU – trabalhar e adquirir bens e mais bens – as pessoas se esquecem de simplesmente viver. Note bem que em Eclesiastes 4:8­, Salomão já nos advertia: “Isto é: um homem sem ninguém, não tem filho nem irmã, contudo não cessa de trabalhar e seus olhos não se fartam de riquezas; e não diz: Para quem trabalho eu, se nego à minha alma os bens da vida? Também isto é vaidade e enfadonho trabalho.”

Em meio a tudo isso é que Salomão nos escreve em Eclesiastes 12:1 – “Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade (...)”. Tem você se lembrado do teu Criador? Enquanto estiver vivendo os dias da tua mocidade, deves te lembrar que é Ele quem te ajuda, é somente por Ele que tudo se faz presente na tua vida – vivemos para agradar a Deus. E o que será que agrada a Deus? A vontade de Deus, assim como o apóstolo Paulo nos diz em I Tessalonicenses 4:3-5 é que sejamos santificados – “A vontade de Deus é que vocês sejam santificados; abstenham-se da imoralidade sexual. Cada um saiba controlar seu próprio corpo de maneira santa e honrosa, não sendo dominado pela paixão de desejos desenfreados, como os pagãos que desconhecem a Deus.”

Depois, Salomão ainda continua em Eclesiastes 12:1: (...) antes que cheguem os maus dias (...)” Meus queridos, vivemos uma época em que a maldade se alastra por toda a terra – opressão de pobres, roubo em lugar do direito e da justiça – e Deus continua falando à nossos corações: Lembra-te de mim! Será que você tem buscado a Deus nos dias da tua mocidade? Assim como o profeta Jeremias nos fala em Jeremias 29:13 – “Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração.” Busque ao Senhor, consagre sua vida ao Senhor, antes que venham os maus dias!

E, por fim, na passagem de Eclesiastes 12:1, Salomão conclui dizendo: “(...) e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer!” Aproveite a vida que você tem na terra e viva, meu amado! Trabalhe, ganhe o alimento, mas também, case, crie filhos e filhas, desfrute das maravilhas do local onde Deus te colocou, porque tudo isso é dom de Deus! Faça isso tudo antes que venham os anos da sua velhice e você diga: Não tenho neles prazer! – Salomão nos deixou escrito em Eclesiastes 5:19,20 – “Quanto ao homem, a quem Deus conferiu riquezas e bens, e lhe deu poder para comer, e receber a sua porção, e gozar do seu trabalho: isto é dom de Deus. Porque não se lembrará muito dos dias de sua vida, porquanto Deus lhe enche o coração de alegria.” Que hoje o Senhor nosso Deus possa encher o seu coração de alegria para viver a sua vida da maneira que O agrade. Deus te abençoe!

(Lucas Tognolo, 13/08/2008)