segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Qualidade de Vida!


“Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento.”

(Provérbios 3:13)

Boa tarde queridos irmãos e irmãs que me lêem hoje. A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo. Estive lendo uma reportagem no jornal O Globo, edição de 16 de maio de 2004, na qual a reportagem nos diz o seguinte: “A evolução do conceito de qualidade total criou em diversos setores organizacionais um sistema de pontuação – ISO – que é um estudo na avaliação da qualidade dos produtos, serviços, de meio-ambiente e assim por diante. Os parâmetros, que devem ser alcançados para obter o certificado ISO, que tornam produtos mais competitivos e serviços mais eficientes, indicam o “caminho das pedras” que deve ser seguido para se alcançar a qualidade total.” Faz parte do instinto natural do ser humano buscar a perfeição em tudo o que faz, mas será que ele também tem buscado a perfeição de vida que o Senhor ensinou? Como é que podemos buscar nossa ISO em qualidade de vida, de acordo com os princípios da Bíblia? Salomão nos ensina no livro de Provérbios capítulo três alguns princípios de sabedoria para que tenhamos uma melhor qualidade de vida.

1º. Princípio – (3:1) – Medite na Lei do Senhor e guarde no coração os Seus mandamentos

A partir de uma definição mais formal, meditar na Lei do Senhor seria: refletir ou pensar no que está escrito Lei do Senhor. Ao lermos as Escrituras, precisamos refletir sobre o que nela está escrito e adotar os ensinamentos dela como padrões de vida; afinal a Palavra de Deus é lâmpada para nos nossos pés e luz para os nossos caminhos (Salmos 119:105 – “A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia os meus caminhos”). E, para que possamos cumprir o que na Bíblia está escrito precisamos ter ela guardada (impregnada) em nosso coração; pois é no nosso coração que procedem as saídas de vida! (Provérbios 4:23 - “Sobretudo o que se deve guardar, guarde o seu coração, pois dele procede as saídas da vida”). Ao guardarmos a Palavra de Deus em nosso coração, estaremos nos fortalecendo contra os empecilhos que o mundo afora tenta colocar em nossas vidas – e só há um que está no mundo que quer nos destruir, roubar e matar; destruir nossos sonhos e projetos, roubar nossa alegria e matar nossa esperança: o nosso adversário que anda ao nosso redor bramando com um leão. Daniel, ao ser levado cativo para a Babilônia, foi um homem que decidiu em seu coração viver para agradar a Deus, assim como nos diz o salmista em, em Salmos 37:4 está escrito: – “Agrada-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração!” Medite na Lei Dele, Guarde as Palavras Dele no seu coração e Disponha-te, em seu coração, O agradar.

2º. Princípio – (3:2) – Nunca deixe o amor e a fidelidade

A igreja em Éfeso era um exemplo de igreja trabalhadora, que fazia muito pelo Reino e um exemplo em sua perseverança (Apocalipse 2:2 – “Conheço as suas obras, o seu trabalho árduo e a sua perseverança”), mas contra ela Deus tinha uma coisa que precisava ser concertada: o abandono do primeiro amor! (Apocalipse 2:4 – “Contra você, porém, tenho isto: você abandonou o seu primeiro amor”). Não podemos deixar o amor por Deus em nossas vidas se esfriar, meus queridos! O primeiro grande mandamento é Amarás o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento – Busquemos a cada dia as coisas do Alto: consagremos nossas vidas a Deus em oração, leitura da Palavra e em jejum, e preguemos as Verdades do Reino a toda criatura. E o segundo grande mandamento é Amarás ao teu próximo como a ti mesmo; se não amarmos ao nosso próximo a quem vemos como amaremos a Deus, a quem não vemos? Amar ao próximo é praticar a hospitalidade; vendo-o em necessidades físicas, não lhe negar o pão e a água e, muitas vezes, negar as nossas próprias vontades para fazer a vontade dele.

3º. Princípio – (3:5) – Confie no Senhor

Confiar, segundo uma definição mais formal, é crer na honestidade de alguém. Em meio aos grandes desafios do dia-a-dia, às dificuldades que surgem no trabalho, em casa ou na faculdade; precisamos nos apoiar somente em uma pessoa: O Senhor Jesus – Deus nos diz através do profeta Jeremias que maldito é o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força, mas cujo coração se afasta do Senhor. Mas bendito é o homem cuja confiança está no Senhor, cuja confiança nEle está. (Jeremias 17:5,7 – Assim diz o Senhor: “Maldito é homem que confia nos homens, que faz dá humanidade mortal a sua força, mas cujo coração se afasta do Senhor. Mas bendito é o homem cuja confiança está no Senhor, cuja confiança nEle está.”). Em quem temos nos apoiado? Quando todos disseram a Abraão: É impossível! Este confiou contra toda e esperança e creu na promessa de Deus para ele. Meus queridos, Deus tem uma promessa reservada a cada um de nós e não importa a “tempestade” que possamos passar, Ele é fiel para cumprir uma por uma, detalhe por detalhe; basta somente confiarmos no Seu poder sobrenatural e cumprir o que Ele nos ensinou – Sê perfeito e Anda na Minha Presença (Gênesis 17:1 – “(...) Eu sou o Deus Todo-Poderoso, ande segundo a minha vontade e seja íntegro”)

4º. Princípio – (3:6) – Reconheça o Senhor em todos os seus caminhos

Reconhecer a Deus é confessar o Senhor em todos os nossos caminhos por onde andamos. Davi mesmo pergunta a Deus: Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da Tua presença? , pois ele tinha percebido que não importa onde estivesse; Deus também estaria com ele, em todos os caminhos! (Salmos 139: 8-10 – “Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a minha cama na sepultura, também lá estás. Se eu subir com as asas da alvorada e morar na extremidade do mar, mesmo ali a tua mão direita me guiará e me susterá) Que coisa linda é saber que por onde estivermos, Deus está conosco também; Ele é Emanuel, o Deus Conosco! Ainda que andemos pelo vale da sombra da morte, Deus não nos abandona jamais - Hebreus 13:5 – (...) Deus mesmo disse: “Nunca o deixarei, nunca o abandonarei”.

5º. Princípio – (3:7) – Não seja sábio aos seus próprios olhos, antes Tema o Senhor e Evite o mal.

Jó após passar pelo vale mais profundo de um ser humano: perdeu tudo o que tinha! Chega a conclusão que no temor do Senhor está a sabedoria e evitar o mal é ter entendimento (Jó 28:28 – Disse então ao homem: No temor do Senhor está a sabedoria, e evitar o mal é ter entendimento). Daniel passou por uma provação ao ser levado cativo para a Babilônia, mas por temer ao Senhor, Ele decidiu em seu coração não se contaminar com as iguarias do Rei (Daniel 1:8). Ser sábio é temer ao Senhor e evitar o mal – fugir de fofocas, calúnias, intrigas, desonestidade.

6º. Princípio – (3:9) – Honre o Senhor

Honrar significa respeitar; e respeitar é tratar com consideração. Considere os mandamentos do Senhor, medite neles e faça-os como uma forma de vida para vocês; pois felizes são aqueles cuja satisfação está na Lei do Senhor, e nessa Lei medita de dia e de noite (Salmos 1:2). Àqueles que O honram serão como árvore plantada a beira de águas correntes, dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham (Salmos 1:3). Meus queridos, Deus nos promete uma vida tranqüila, onde não faltará nada em nossos celeiros e tudo quanto fizermos prosperará; se tão somente, O honrarmos.

7º. Princípio – (3:11) – Não despreze a disciplina do Senhor, nem se magoe com a Sua repreensão.

Quando Deus nos disciplina é porque Ele nos ama e quer uma melhor qualidade de vida para nós – ele molda o nosso caráter a Sua maneira para que vivamos de uma maneira que O agrade. E o que agrada a Deus é a nossa santificação como escrito por Paulo em I Tessalonicenses 4:3-5 - A vontade de Deus é que vocês sejam santificados; abstenham-se da imoralidade sexual. Cada um saiba controlar seu próprio corpo de maneira santa e honrosa, não sendo dominado pela paixão de desejos desenfreados, como os pagãos que desconhecem a Deus.

E para concluir, lemos nos versículos treze ao quinze do capítulo três, o que o Senhor nos promete ao praticarmos estes princípios ensinados por Salomão – Felicidade! Que Deus hoje te abençoe e te guarde de todo mal.

(Lucas Tognolo, 23/08/2008)