sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Em meu desespero...


“Em meu desespero clamei ao Senhor, e Ele me respondeu (...)”

(Jonas 2:2)

Bom dia queridos irmãos e irmãs que me lêem hoje. A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo. Durante a manhã de sexta, estive pensando em algo que pudesse escrever e lendo as Escrituras, o Senhor trouxe ao meu coração as palavras contidas na oração de Jonas quando este estava dentro do peixe. Apenas um breve retrospecto sobre este personagem, Jonas é um servo de Deus que tinha recebido Deste o desafio de ir à grande cidade de Nínive e pregar contra ela, pois a maldade daquela cidade tinha subido até a presença do Senhor. Mas Jonas fugiu da presença de Deus, e descendo a Jope, encontrou um navio que embarcava para Társis; Jonas comprou a passagem do navio e fugiu!

O Senhor, porém, fez soprar um forte vento sobre o mar, e caiu uma tempestade tão violenta que o barco ameaçava arrebentar-se. Enquanto isso, Jonas, estava no porão do navio dormindo profundamente. O capitão do navio, indignado com Jonas, dirigi-se a ele e diz: “Como você pode ficar ai dormindo? Levante-se e clame ao seu Deus! Talvez Ele tenha piedade de nós e não morramos.” Jonas já havia dito aos demais tripulantes que estava fugindo da presença do Senhor. Os tripulantes estavam atemorizados e perguntavam a Jonas o que ele tinha feito para que o mar estivesse tão agitado, e eles queriam saber de Jonas o que deviam fazer com ele para que o mar se acalmasse. Jonas disse: “Peguem-me e joguem-me ao mar, e ele se acalmará. E assim, os tripulantes fizeram, e diz as Escrituras que o mar se aquietou e os homens adoraram ao Senhor com temor!

Após ser jogado ao mar, diz a Palavra de Deus, que o Senhor fez com que um grande peixe engolisse Jonas e ali ele permaneceu por três dias e três noites. Enquanto estava na barriga do peixe, Jonas faz a Deus uma oração, e é sobre ela que gostaria de citar alguns pontos que me chamaram a atenção:

1º Ponto – (2:2) – “Em meu desespero clamei ao Senhor.”

Quantos de nós, assim como Jonas, passamos por lutas tão sofríveis - crise no casamento, nas finanças, nos relacionamentos, crise emocional, crise na saúde – e quando estas lutas surgem, nós nos desesperamos? Jonas estava desesperado! Ele tinha fugido da presença do Senhor e ainda por cima colocara a vida de pessoas em risco por causa da teimosia dele e para sair daquela situação ele tinha desejado a própria morte - Joguem-me ao mar! Este é o grito de muitos que se encontram no vale mais profundo da vida humana. Em meio a tudo isso, na barriga do grande peixe (vale mais profundo que Jonas poderia passar), Jonas lembrou-se do Senhor (Clamei ao Senhor!). Meus amados, não há sequer uma vez que ao clamarmos por Cristo, Ele não nos responde – Jeremias 33:3 “Clama a Mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei, coisas grandes e firmes que tu não sabes” Nosso Deus é um Deus cheio de Amor, Graça e Misericórdia. Ele tem compaixão de nós e ao nos ver no vale mais profundo que possamos estar Ele nos ouve quando O oramos.

2º Ponto – (2:5) - “As águas agitadas me envolveram e o abismo me cercou.”

Quando Jonas clama ao Senhor, ele relata toda a dor que sentia: as águas me envolveram e o abismo me cercou! Meus queridos, nossa oração com Deus deve ser sincera, ao orarmos precisamos contar a Ele tudo que passamos e tudo que sentimos; como quem conta a um grande amigo – Ele é o nosso grande amigo, como um velho corinho diz: “Achei um grande amigo, Jesus, o Salvador, o escolhido dos milhares para mim; Dos vales é o Lírio, o Forte Mediador, Nele tenho o que preciso hoje, aqui.” Jesus veio para que tenhamos vida, e a tenhamos em abundância! (João 10:10) – “O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância”. Em meio às nossas lutas (no texto, chamadas de águas agitadas) possamos nos lembrar que só há um verdadeiro amigo e mediador que é capaz de nos ajudar: Jesus Cristo.

3º Ponto – (2:6) – “Mas Tu trouxeste a minha vida de volta da sepultura, ó Senhor meu Deus!”

E ao expressarmos a Deus tudo que sentimos, Ele nos traz de volta a vida! Ele é o Deus que ressuscita os mortos, faz reviver os ossos secos (situações caóticas e apodrecidas da nossa vida), porque Ele é um Deus vivo! E porque Ele vive posso crer no amanhã, porque Ele vive temor não há, mas eu bem sei que a minha vida está nas mãos do meu Jesus que vivo está. Deus está sempre pronto a nos ajudar, seja qual for o nosso problema, a nossa luta, Ele está sempre presente em nossas vidas, como lemos em Isaías 7:14 – “Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem concederá, e dará a luz um filho, e chamará seu nome Emanuel (Deus Conosco)”

4º Ponto – (2:9) – “Mas eu, com cântico de gratidão, oferecerei sacrifício a ti.”

E Jonas, em meio a sua luta, oferece a Deus sacrifícios de louvor. Como é difícil agradecer a Deus por nossas lutas e em meio delas! Meus queridos, o nosso louvor amolece o coração do Pai – Paulo e Silas na prisão louvaram a Deus e as portas da cadeia se abriram, as algemas se quebraram e eles foram libertos. Quando estivermos passando por vales, por mais profundos que eles possam parecer, louvemos a Deus!

No final, Deus deu ordens ao grande peixe que vomitasse Jonas em terra firme. E o peixe vomitou Jonas, e conforme vemos no decorrer da história, Jonas cumpriu o que Deus queria para vida dele – pregar para a cidade de Nínive! Que em meio aos nossos desesperos da vida; possamos lembrar que temos um Deus que é nosso Amigo, clamarmos a Ele e O louvarmos. E só então, assim como Jonas, seremos vomitados do grande peixe que nos engole. Deus te abençoe e te guarde de todo mal.

(Lucas Tognolo, 22/08/2008)