sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Conselhos em meio à Crises


Quando não há sábia direção, o povo cai; mas na multidão de conselhos há segurança.

(Provérbios 11:14)

Meus amados, hoje eu gostaria de estar conversando com vocês algo que vem me chamado a atenção nos últimos dias, e que veio a tona na última quinta-feira a noite durante reunião de estudo bíblico que tenho freqüentado. Todos nós passamos por situações adversas e momentos de intensa luta – sejam essas lutas nas áreas física, emocional, espiritual, social, conjugal ou qualquer outra área. Até mesmo o grande Rei Davi – homem segundo o coração de Deus – passou por momentos de crises, chegando a nos relatar nos Salmos 86:1 – “Inclina os teus ouvidos, ó Senhor, e responde-me, pois sou pobre e necessitado.”

Em meio a tudo isso, eu gostaria de te perguntar, caro leitor, onde será que você tem buscado a sua resposta em meio a situações adversas que você tem passado?

Na Bíblia lemos diversos relatos de personagens que passaram pelo vale de ossos secos e deram a volta por cima. Aqui, destacarei alguns que me chamam bastante a atenção:

1º. Personagem – José: Ainda jovem foi vendido pelos seus irmãos, pois estes o invejam porque ele era o “queridinho” do papai, a comerciantes egípcios. Este personagem, José, passou pela prisão, foi acusado de assédio sexual e mentiroso (que vale!); porém não ficou nesse marasmo – Deus o colocou em lugar de prestigio na corte egípcia.

2º. Personagem – Josué: Jovem personalidade bíblica que recebera de Deus a incumbência de guiar o povo de Israel pelo deserto após a morte de Moisés (que desafio!). Deus não simplesmente chega para ele e passa a mão na cabeça de Josué, acariciando-o ou consolando-o; mas Deus diz a Ele para ter força e coragem (Josué 1:9). Precisamos, assim com Josué, sermos fortes e corajosos. Toda luta é passageira, todo vale é temporário. Passam os céus, passa a terra, mas não passa a Palavra de Deus.

3º. Personagem – Amigos de Daniel: Ananias, Misael e Azarias: Os três amigos de Daniel foram lançados na fornalha de fogo ardente pelo Rei Nabucodonosor por não quererem se curvar perante a imagem de ouro feita no Império Babilônico, como resultado, o povo da Babilônia pode presenciar a morte daqueles enviados para aquecer a fornalha e uma quarta pessoa dançando e cantando juntamente com os três amigos de Daniel dentro da fornalha, sem se queimarem. Eles passaram pela fornalha e não ficaram por lá.

4º. Personagem – Daniel: Daniel foi lançado na cova dos leões porque orava em seu quarto, esta prática de Daniel ia contra um decreto publicado pelo Rei Dario; enquanto ele estava na cova dos leões, o povo pode ver que com Ele estava o braço do Senhor domando os leões. Daniel passou pela cova, mas não ficou por lá.

5º. Personagem – Paulo: Quando lançado na prisão juntamente com Silas, Deus o visita e diz para ele ser forte, pois Ele estava com Paulo e Silas, e os dois então começaram a louvar a Deus. Como resultado, as algemas se quebraram, as cadeias foram abertas e os dois libertos.

Meu amado observe que em meio às crises que possamos enfrentar Deus não vem a nós com uma sabatina de perguntas questionando o porquê das crises – se elas são causadas por isso ou por aquilo – mas simplesmente, Ele vem a nós com Seu olhar de compaixão e misericórdia nos estendendo a mão e dizendo-nos palavras que nos fortalecem: Coragem, Sê Forte, Agüenta Firme. Em meio às lutas, precisamos nos lembrar que conosco está o braço forte do Senhor! Somos impulsionados por palavras que restauram conforme lemos no texto de II Crônicas 32:6 – Nomeou sobre o povo oficiais militares e os reuniu na praça, junto à porta da cidade, animando-os com estas palavras: Sejam Fortes e Corajosos. Não tenham medo e não vos desanimem por causa do Rei da Assíria e do seu enorme exército, pois conosco está um poder maior do que o que está com ele.”

Com quem será que você tem se aconselhado, meu amado? Devemos saber buscar as pessoas certas, enviadas por Deus, para nos ajudar a solucionar nossos problemas; assim como o Rei Ezequias soube consultar os seus oficiais e comandantes do exército – pessoas mais experientes do reinado – para então, decidir fechar a passagem de água das fontes do lado de fora da cidade (II Crônicas 32:3“consultou os seus oficiais e os comandantes do exército sobre a idéia de mandar fechar a passagem de água das fontes do lado de fora da cidade; e eles concordaram”) e vencer o Rei da Assíria.

Também precisamos saber como aconselhar as pessoas que precisam de nossos conselhos. O apóstolo Tiago já nos advertia em Tiago 3:2 – “Pois todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, esse homem é perfeito, e capaz de refrear também todo o corpo.” Cuidado com as palavras que você profere ao aconselhar o seu próximo! Eles devem ser medidas cautelosamente para não ser motivo de tropeço para os que te ouvem!

Que em meio às tuas crises hoje, o Senhor possa te fortalecer com palavras restauradoras de ânimo: Sê forte, contigo está o braço forte do Senhor! Toda luta é passageira! Tiago nos diz em seu livro capítulo 1:4 – E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma. E depois de aprovado, Deus promete àqueles que O amam a coroa da vida! Conforme lemos em Tiago 1:12 – FELIZ é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus promete aos que O amam.”

Deus te abençoe!

(Lucas Tognolo, 08/08/2008)