quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Vivendo para Agradar a Deus!


"Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor. E rejeita as questões loucas, e sem instrução, sabendo que produzem contendas. E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor; Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade, E tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos. " (II Tm 2:22,26)

Meus amados, neste texto de Paulo à Timóteo, extraímos algumas lições que nos servem de base para uma vida fundamentada em como agradar a Deus.

1ª. Lição – FOGE

Quando o apóstolo Paulo diz que não devemos nos conformar a este mundo, ele quer dizer não tomeis a forma que há no mundo; antes sejamos transformados pela renovação da nossa mente que é o culto santo, agradável e racional a Deus – um culto onde sabemos o que fazemos e a quem cultuamos. O Capítulo primeiro de Daniel nos conta a história deste jovem que tinha sido levado deportado de Jerusalém para Babilônia – um império formidável, onde havia tudo que poderia seduzir um jovem a carnalidade e às paixões da mocidade – mas Daniel, decidiu em seu coração não se contaminar com as iguarias do Rei. No capítulo 2:23, ainda vemos que ele atribui todo entendimento que recebera de seus pais para ter força a vencer os manjares reais – dê ouvidos aos pais, pessoas mais velhas que foram dadas por Deus para te instruírem e fuja das paixões da mocidade. Em I João 2:15 - Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele”Que possamos colocar nosso coração nas coisas do Alto, amar a Deus mais que novelas, gibis e conversas moles e assim, sermos fortalecidos para vencer o nosso adversário. Tiago no capítulo 4:7 nos diz: “Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao Diabo e ele fugirá de vós.” Se estivermos andando à luz do que a Bíblia nos ensina e resistir ao diabo (as tentações virão) conseguiremos vencê-lo na autoridade que há no nome do Senhor! Assim como diz a Palavra em Deuteronômios 28:7 - "O SENHOR entregará, feridos diante de ti, os teus inimigos, que se levantarem contra ti; por um caminho sairão contra ti, mas por sete caminhos fugirão da tua presença."

2ª. Lição – SEGUE

A – segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor.

Note bem meu amado, que Paulo nos adverte que devemos seguir com os que, com um coração puro, invocam o Senhor – devemos saber escolher bem (e muito bem!) quem serão as pessoas que devemos andar. Primeiro, ele diz: Pessoas que, com um coração puro. O que é ter um coração puro? É ter um coração inclinado para Deus, que O busca com toda intensidade, que O ama e busca fazer o bem – amar o próximo - independente das circunstâncias a nossa volta. Jesus no sermão do monte, Mateus 5:8 nos diz: “Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus”. Quer ser feliz meu amado? Busque a pureza de coração – consagre-se diariamente a leitura da Palavra, fale com Deus e então, terás um coração inclinado para o Autor e Consumador da fé! Em segundo lugar, Paulo complementa dizendo que devemos seguir as pessoas que, com um coração puro, invocam o Senhor isto significa que ao inclinarmos o nosso coração às coisas do Alto, amarmos a Deus, além de O vermos (como diz o sermão do monte), também devemos clamar a Ele – e que bom é saber que conforme o profeta Jeremias nos diz no capítulo 33:3 - "Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes." – que Deus nos promete coisas grandes ao invocarmos o nome Santo do Senhor. Meu querido, a benção que você espera pode estar a caminho, se você amar a Deus acima de todas as coisas e clamar por Ele! Saiba bem escolher as pessoas que você deve seguir – Daniel soube bem: Ananias, Misael e Azarias – Amigos que, assim como ele, tinham um compromisso com Deus. Devemos decidir nossas amizades à luz da Bíblia – I Coríntios 15:33 - Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes”

3ª. Lição – REJEITA

A – “as questões loucas, e sem instrução, sabendo que produzem contendas”

Meus queridos, questões loucas e sem instrução que geram contendas entre os nossos próximos devem ser evitadas. Elas produzem raiva, ódio e muitas vezes, mancham relacionamentos que poderiam durar uma vida toda – Em I João 4:7 lemos: “Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.” O segundo grande mandamento que Deus nos dá é esse – que amemos uns aos outros. Como podermos amar ao nosso próximo se com ele apenas trazemos a tona assuntos loucos e sem instrução que produzem cicatrizes doloridas? O desejo de Deus é que tenhamos comunhão uns com os outros e possamos viver em paz. Como já nos diz o salmista em Salmos 133:1 – OH! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união”. O autor de Hebreus também nos diz: (12:14) – Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor”. Que neste dia possamos aprender a rejeitar toda espécie de questões loucas e sem instruções: fofocas, calúnias, assuntos que não levam e não vão a lugar algum; e assim, termos paz com todos, amar ao nosso próximo e agradar a Deus. Afinal, Deus nos deu este mandamento como lemos em I João 4:21Ele nos deu este mandamento: Quem ama a Deus, ame também seu irmão”

4ª. Lição - ENSINA

A – “Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade”

Meus queridos, nosso chamado aqui neste mundo é para nos espalharmos em toda terra e pregar o evangelho a toda criatura, fazendo discípulos. Temos que ensinar a todos que estão a nossa volta as verdades sobre o Reino que temos ouvido e aprendido. Mas o que é a verdade? Pilatos tinha perguntado isto ao povo judeu, mal sabia ele que a Verdade estava bem ali na sua frente usando uma coroa de espinhos – E disse Jesus: Eu sou a Verdade, o Caminho e a Vida.” Paulo mesmo disse: Sede meus imitadores, assim como eu sou de Cristo” – Cuidado! As pessoas a nossa volta estão nos observando o tempo todo! Devemos nos espelhar em Cristo e agir como Ele agiu, para que as pessoas vejam em nós o caráter Dele refletido.

Para Concluir, Paulo instrui a Timóteo para se desprender dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos. O que na sua vida você precisa se desfazer para se achegar mais a Deus? O que é está faltando na sua vida para que você O agrade? Se hoje você decidir em seu coração se aproximar do Pai, ele estará te aguardando com os braços abertos como alguém que reencontra um filho que estava perdido e foi achado, estava morto e reviveu. Deus nos diz: “Aqueles que vêm a Mim, de modo algum o lançarei fora”. Hoje, Ele te convida para vir até Ele, viver uma vida que O agrade e então, serás muito feliz; conforme a promessa que Ele nos faz em Salmos 37:4 – Agrada-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração”. Deus te abençoe!

(Lucas Tognolo, 07/08/2008)

(Texto escrito por Lucas Tognolo, 07/08/2008)