quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Ministros do nosso Deus!


“Mas vocês serão chamados sacerdotes do Senhor, ministros do nosso Deus.”

(Isaías 61:6)

Bom dia queridos irmãos e irmãs que me lêem hoje. A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo. Nesta manhã, estive pensando em algo que pudesse compartilhar com vocês e meditando em cima de Isaías 61, o Senhor me trouxe ao coração alguns princípios que devem nortear a vida de um cristão.

No texto, o profeta começa dizendo que o Espírito do Senhor estava sobre ele e o ungiu para que pudesse realizar a vontade de Deus aqui na terra. Meus queridos, a partir do momento em que recebemos o Espírito Santo em nossas vidas, Deus nos unge para que vivamos de uma maneira a cumprir o nosso chamado aqui neste mundo; e não O ignorarmos. E quais são os propósitos básicos de Deus para nós?

1º. – verso dois - O Espírito ungiu-me para levar boas notícias aos pobres;

O primeiro propósito nosso aqui na terra é levar boas novas aos pobres, não simplesmente os pobres em recursos, mas os pobres de espírito – àqueles que não ouviram falar da bondade de nosso Deus. Nosso chamado aqui neste mundo é para sermos sal da terra, temperar a vida das pessoas com as boas novas de Cristo’; e luz do mundo, iluminar o mundo que está em trevas. Como está escrito em Mateus 5:13,14 – “Vós sois sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificado sobre um monte.”

2º. – verso dois - Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado;

O Senhor é o Deus que nos traz consolo e abrigo! Se hoje, choramos devido a uma grande perda, é Ele quem nos dá força para prosseguirmos na caminhada da vida. Deus cuida dos Seus porque Ele os ama, a todos. Como escrito em Mateus 5:4 – “Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.”

3º. – verso dois - Anunciar liberdade aos cativos;

Nosso Deus liberta a todos os que estão cativos; quer pelo medo, angústia, pecados. Como nos Salmos 34:19 –Muitas são as aflições do justo, mas de todas o Senhor o livra.”

4º. – verso dois - Libertação aos prisioneiros.

Deus liberta encarcerados da prisão; traz esperança aos que não tem mais esperança, traz alegria a quem se encontra triste e traz vida, a quem se encontra no meio do vale de ossos secos. Deus cura, salva e liberta a todos quantos crerem em Seu nome! Em João 11:40 lemos: “Respondeu-lhe Jesus: Não te disse eu que se creres verás a glória de Deus?”

E todos estes propósitos de Deus têm como objetivo fazer com que seja anunciado o ano aceitável Dele a toda criatura! Eis que é chegada a hora que o Filho do Homem vem para resgatar os Seus e todos, justos e injustos, comparecerão diante do Tribunal de Deus. A mensagem do Evangelho é simples e bem clara, e é ela que nós devemos anunciar a todos quanto o Senhor colocar em nossos caminhos; sejam estas pessoas: os nossos vizinhos, colegas de faculdade ou trabalho, crianças, adolescentes e jovens da igreja - “Arrependei-vos, porque o Reino está próximo”

As pessoas à nossa volta precisam conhecer que nosso Deus é um Deus que se importa com todos os que Nele crêem e temem. Assim como o profeta nos diz no versículo três: “e dar a todos os que choram em Sião uma bela coroa ao invés de cinzas, o óleo de alegria ao invés de pranto, e um manto de louvor em vez de espírito deprimido. Eles serão chamados carvalhos de justiça, plantio do Senhor, para manifestação da sua glória.” Se hoje choramos por causa de uma perda muito grande, uma dor que nos sufoca ou por causa de uma enfermidade que insiste em querer destruir-nos; nosso Deus nos promete colocar em nossas cabeças uma bela coroa e óleo de alegria! É Ele quem trocará nosso espírito de angústia e depressão; seja ele causado por uma longa espera devido a coisas que não acontecem como queremos, por um manto de louvor! Assim como o Rei Davi, após um período de grande angústia, nos diz nos Salmos 40:3 – Pôs um cântico novo na minha boca, um hino de louvor ao nosso Deus. Muitos verão isso e temerão, e confiarão no Senhor. Precisamos anunciar a bondade do nosso Deus a todos que estão à nossa volta a fim de que a Glória Dele seja manifesta e muitos possam crer que há um único Deus que é o Todo-Poderoso!

Precisamos anunciar também, o que Deus nos promete ao confiarmos na Sua soberana vontade – dupla honra para àqueles que sofrem vergonha e porção dupla de alegria na terra, para os que sofrem humilhação; como estás escrito em Isaías 61:7 “Em lugar da vergonha que sofreu, o meu povo receberá porção dupla, e ao invés da humilhação, ele se regozijará em sua herança; pois herdará porção dupla em sua terra, e terá alegria eterna” Deus olha para o nosso sofrimento e tem compaixão de nós, Ele não deseja a nós, uma vida de humilhação e vergonha, mas nos promete honra e alegria na terra em que habitamos. Louvado seja o nome Dele!

Através das nossas vidas, as pessoas precisam ver que somos um povo alegre – um povo que encontra seu prazer em Deus, como no versículo dez, “É grande o meu prazer no Senhor!”. Em meio a tantas aflições, perseguições e afrontas; precisamos ter estampado nos nossos rostos a alegria do Senhor! É a alegria do Senhor que nos fortalece. (Neemias 8:10 – “(...) a alegria do Senhor é a nossa força.”). Somos alegres, em Deus, porque Ele nos vestiu com as vestes da salvação e sobre nós pôs o manto da justiça! Precisamos anunciar a bondade do Deus a quem servimos e nos alegramos a toda criatura. Deus abençoe a todos e os guarde todo mal!

(Lucas Tognolo, 28/08/2008)