sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Como pode o jovem manter pura a sua conduta?


“Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a Tua Palavra.”

(Salmo 119:9)

Nos dias em que vivemos tem sido uma tarefa difícil e pesada não apenas para os jovens, mas acredito que para qualquer um, manter-se puro diante de tanta iniqüidade. Eis que é chegada a hora que o Filho do Homem vem e Ele julgará a todos nós – justos e injustos – todos, compareceremos perante o tribunal de Deus. E dizem as Escrituras que por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos se esfriará. Quem julga estar em pé, cuide-se para que não caia!

Os dias são maus, a iniqüidade se alastra por todo canto: corrupção, injustiças, mortes, calúnias e difamações, infidelidade, e tantos outros exemplos que poderia citar aqui. Tem você, meu amado, vivendo em pureza?

A Palavra de Deus no livro de Salmos nos dá alguns conselhos que podemos aplicá-los em nossas vidas se quisermos manter pura a nossa conduta. Alguns deles são:

1º. Conselho – verso 9 – “Vivendo de acordo com a Tua Palavra”

Para vivermos de acordo com a Palavra do Senhor, precisamos lê-la diariamente, meditá-la constantemente e ter amor pelo que está escrito nela. Jesus ao ser tentado no deserto, após 40 dias de consagração, venceu as tentações do inimigo pela Palavra, mencionando-a em cada uma delas. Como podemos notar em Mateus 4:4, Ele diz: “Está escrito: Não só de pão viverá o homem (...)”; e em Mateus 4:7, Ele nos diz: “Também está escrito: Não ponha a prova o Senhor, o seu Deus.”; e termina dizendo em Mateus 4:10“(...) Pois está escrito: Adore o Senhor, o seu Deus, e só a Ele preste culto.” Como conseqüência, o diabo o deixou e os anjos vieram e o serviram. Só há um meio de vivermos de acordo com a Palavra de Deus – meditando nela constantemente. Amar a Palavra mais que novelas, gibis e conversas moles para saber viver conforme o coração de Deus.

2º. Conselho – verso 10 – “Eu te busco de todo o coração”

Outro conselho para que possamos manter pura a nossa conduta é buscar ao Senhor com todo o coração. Quando lemos a Palavra, ouvimos a voz dEle e assim vivemos de acordo como Ele deseja, mas quando O buscamos é quando oramos a Ele, quando conversamos com Ele. É quando oramos que nossas petições e súplicas são levadas aos céus por meio de Jesus – o Autor e Consumador da Fé! A Palavra nos diz em Jeremias 29:13 – “Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração.” Ao buscarmos a Ele, com todo o coração , sinceramente, Ele nos ouve!

3º. Conselho - verso 11 – “Guardei no coração a Tua Palavra”

Salomão escreveu para nós em Provérbios 4:23 que “Sobretudo o que se deve guardar, guarde o seu coração, pois dele procede as saídas da vida”. É nos nossos corações que procedem as saídas da vida, será mesmo? De que você tem se alimentado, meu amado? Guardar a Palavra no coração é se alimentar dela constantemente, é fazer da leitura dela um hábito contínuo. O coração humano é inclinado para o mal por sua natureza, conforme palavras do profeta Jeremias em Jeremias 17:9 – Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” Por este motivo é que devemos guardar a Palavra de Deus nele, para que possamos fugir daquilo que é mal. Paulo também advertia a Timóteo em II Timóteo 2:22 – “Foge das paixões da mocidade (...)” – Só há um meio de fugirmos das paixões da mocidade e da perversidade do coração humano, guardando nele a Palavra de Deus!

Se andarmos de acordo com a Palavra de Deus, O buscarmos de todo o coração e guardar os seus mandamentos em nossos corações, nós estaremos nos mantendo puros neste mundo de iniqüidade. Cuidado! Os dias são maus, procure manter a pureza de coração – pois felizes são os puros de coração, pois verão a Deus (Mateus 5:8)! Deus te abençoe!

(Lucas Tognolo, 15/08/2008)