quinta-feira, 14 de agosto de 2008

As muitas águas não poderiam apagar o amor!


“As muitas águas não poderiam apagar o amor, nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens da sua casa pelo amor seria de todo desprezado.”

(Cantares 8:7)

Nos primeiros versos que abrem este poema registrado em Cantares 8, Salomão nos mostra um modelo de amor fraternal que há muito tempo tem sido esquecido – um amor puro, inocente e sincero. Gostaria hoje de comentar algumas curiosidades deste modelo ensinado pelo sábio Salomão as nossas vidas:

1ª. Curiosidade – verso 1 - “(...) não me desprezariam”

Qual seria a nossa reação hoje, ao ver dois irmãos se encontrando nas ruas da cidade e cumprimentando-se mutuamente com carícias afetuosas? O verdadeiro amor fraternal lança fora todo medo, todo desprezo e toda culpa. Oxalá nós fôssemos todos como o irmão citado no verso primeiro, que se encontra com seu irmão ou Irmã, e o beija. Davi já cantava nos Salmos 133:1 – “Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!” Não importam às circunstancias, o que os outros pensem que possamos viver em união uns com os outros. União, e não contendas e calúnias. União, e não desprezo. Paulo já dizia aos Romanos em Romanos 12:18 – “se possível, quando depender de vós, tende paz com todos os homens.”

2ª. Curiosidade – verso 2 – “(...) tu me ensinarias”

Nossos irmãos são os que nos ensinam, são aqueles que estão sempre prontos a ajudar em quaisquer circunstâncias que estejamos passando. O verdadeiro irmão é aquele que quando todos dizem: “É impossível”, ele nos diz: “Vá em frente, você consegue!” – ele nos encoraja com palavras restauradoras. Tem sido você um deles? Lembremos do que Paulo exorta a Timóteo, em II Timóteo 2:24 – “Ao servo do Senhor não convém brigar, mas, sim, ser amável para com todos, apto par ensinar, paciente.”

3ª. Curiosidade – verso 2 – “(...)eu te daria a beber vinho aromático e mosto das minhas romãs.”

O modelo de irmão segundo Salomão, é aquele que vendo o seu próximo passar fome e sede, dá-lhe algo para comer e para beber; é um irmão que tem compaixão do seu próximo. Jesus mesmo disse aos seus discípulos certa vez em Mateus 25:40 - “O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que sempre que o fizestes a um destes pequeninos a mim o fizeste.”- temos que ajudar aos nossos irmãos como quem ajuda a Cristo, pois àqueles que vendo seu irmão padecendo necessidades físicas não o faz , como está escrito em Mateus 25:42 – “Porque tive fome e não me deste de comer; tive sede e não me deste de beber.” – irão para o castigo eterno, Mateus 25:46 – “Então lhe responderá: Em verdade vos digo que o deixastes de fazer a um destes pequeninos a mim o deixastes de fazer. E irão para o castigo eterno, porem os justos para a vida eterna.”

4ª. Curiosidade – verso 3 – “(...) e o seu braço direito me abrace”

O irmão que deveríamos ser é um irmão que abraça – um irmão afetuoso – que vê o outro alegre, e comemora; que vê o outro chorando, e chora. Paulo mesmo nos diz isso em Romanos 12:15 – “Alegrai-vos com os que se alegram, e chorai com os que choram.”.

5ª. Curiosidade – verso 4 – “(...) não despertem o amor enquanto ele não o quiser”

O amor verdadeiro é aquele que vem de forma espontânea, não vem sob pressão ou imposição de outros; mas porque Deus nos amou primeiro, também nós devemos amar aos nossos irmãos como a nós mesmos. João, o discípulo a quem Jesus amava, nos diz em I João 4:7,8 – “Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus, e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.”

6ª. Curiosidade – verso 6 – “(...)o amor é tão forte quanto a morte”

A maior prova de amor nos foi dada no Calvário, por Deus, através de Seu filho amado – Jesus. Amor forte é aquele que é capaz de alguém dar a própria vida em seu favor. Será você capaz de morrer por alguém que você ama? “Morrer” por alguém a quem ama, seria matar a cada dia o próprio EU em favor do próximo, seria se doar a cada dia para ver a vontade do outro sendo satisfeita – e nisto consiste o verdadeiro amor, que amemos uns aos outros. O que você faria para demonstrar o seu amor para os seus irmãos? Hoje, Deus te fala: Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.” Pregue o Evangelho em todo tempo, meu amado – essa é a maior prova de amor que você pode dar a seu próximo. Que Deus hoje te abençoe e te guarde de todo mal!

(Lucas Tognolo, 13/08/2008)